segunda-feira, 27 de maio de 2019

Padaria promove aprendizagem através de receita clássica



No dia 23 de maio, os alunos do curso de Panificação aprenderam sobre a receita de broa de milho. A educadora Cristina Balbueno iniciou a aula explicando sobre a ficha técnica do biscoito, a forma de produzir e organizando a turma em grupos para realizarem as tarefas. 


Os alunos executaram a receita, calculando as medidas do produto e montando as broas em formatos tradicionais. Broa é um tipo de pão de milho feita com uma mistura de farinhas de milho e trigo.


A história da broa tem muitas versões, mas, segundo os historiadores, o seu surgimento aconteceu quando os portugueses e africanos chegaram no território brasileiro e começaram a usar o milho. Consequentemente, os índios começaram a fazer uso do fubá na culinária.   Na Idade Média o pão confeccionado com milho chamava-se “boco”, e era um pão caseiro dos pobres que o consumiam no dia-a-dia, bem diferente do pão de rua, pão alvo de trigo usado pela gente mais abastada.

A receita produzida no laboratório de aprendizagem foi sugerida pelos próprios alunos, que relataram ser uma iguaria apreciada principalmente pelos seus avós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário