quinta-feira, 25 de abril de 2019

Multimídia realiza exercícios de imaginação para estimular a criatividade


Pense no canto de uma baleia. Agora no voo de um beija-flor. Um urso panda dançando ballet? Baiano tomando chimarrão? Pulgas adestradas fazendo abdominal? Essas foram algumas das frases utilizadas no curso de Design de Multimídias para estimular a criatividade dos educandos.


Utilizando frases da música "Imaginação" de André Abujamra, os alunos foram orientados a imaginar cada situação que aparecia nos versos. Em determinadas frases, a sentença era apresentada aos poucos para dar uma sensação de reconstrução do imaginado, por exemplo: "um elefante", depois acrescentou-se a palavra "dourado", em seguida, "de pijama" e por fim "voando no céu". A cada etapa, o objeto imaginado mudava de contexto, cor ou situação em que se encontrava. 



Após todas as frases serem apresentadas, a atividade foi de desenhar aquilo que lembrou das situações. O objetivo foi exercitar a memória sem consultar a internet e desenhar livremente, podendo trocar informações com os colegas para completar os desenhos. Depois que todos desenharam fez-se um círculo para compartilhar o que foi feito. Cada um passava seu desenho para o colega do lado, assim todos viram as criações de todos. 


Para completar o exercício de imaginação, os alunos, de forma individual, em duplas ou trios, tiveram que representar cada uma das frases da música. Sem contar para os colegas qual frase havia sido atribuída para si, criaram cenas, histórias, personagem e outros artifícios para a representação. A atividade como um todo trabalhou a criatividade, a imaginação, a memória e a capacidade de retransmitir informações através da encenação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário