terça-feira, 23 de abril de 2019

Alunos da Padaria produzem receita clássica da confeitaria


No mês de abril, os alunos do curso de Panificação Básica (manhã) fizeram a produção de doces tradicionais da confeitaria. Acompanhados pela educadora Cristina Balbueno, produziram os famosos mil folhas.


Originário da França, o doce é composto originalmente por três camadas de massa folhada intercalada com creme e coberta com açúcar de confeiteiro. Atualmente é encontrado em muitas versões, que foram criadas ao longo do tempo em diversos países. 


No Brasil, também existem variações nos sabores, sendo mais tradicional o mil folhas de creme de baunilha coberto com açúcar de confeiteiro. A receita possui um grau de dificuldades elevado devido a massa folhada que requer alguns cuidados no seu preparo.



 A temperatura do ambiente de trabalho da massa deve ser sempre a mais baixa possível. O recheio utilizado em suas receitas deve ser sempre frio e consistente. Recomenda-se utilizar o forno pré-aquecido na temperatura de 180 a 200ºC.

Os franceses utilizam a clássica manteiga, já os confeiteiros da atualidade preferem processos mais modernos e optam pela margarina desenvolvida especialmente para esse fim. O mil folhas pode ser encontrado em confeitarias, cafeterias, casas de chás e Padarias pelo mudo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário