segunda-feira, 8 de abril de 2019

Alunos da Padaria estudam sobre temperatura e preparo de massas



Durante o mês de abril, os educandos do curso de Padaria (manhã) orientados pela educadora Cristina Balbueno, avançaram nos conteúdos práticos. Alguns dos exercícios estão sendo aplicados através de massas manuais. Para desenvolver a atividade os alunos prepararam uma massa para empadas. 


Os ingredientes principais para a elaboração desta massa são: farinha de trigo, manteiga e ovos, que podem ser somente as gemas ou ovos inteiros. Como coadjuvantes, teremos água e sal. A massa apresenta várias características que devem ser seguidas durante seu preparo. 


Não misturar os ingredientes em excesso; Usar sempre manteiga fria ou gelada, nunca em ponto de pomada ou amolecida, pois isso fará com o que seu glúten seja hidratado muito rapidamente e consequentemente sua massa ficará elástica e retrairá;
Deixar a massa descansar em geladeira por pelo menos 30 minutos antes de utilizar para relaxar o glúten. Trabalhar sempre com a massa gelada (em temperaturas baixas o glúten se desenvolve menos).

Abrir a massa com rolo em superfície enfarinhada ou entre plásticos para evitar que grude. Depois de tomar ciência sobre as características e as peculiaridades que envolvem o preparo da massa, ela se transformou numa deliciosa empada de frango com requeijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário