sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Estudantes de Multimídia trabalham conceitos de velocidade do tempo no vídeo


Os educandos do curso de Design Multimídia trabalharam os diversos conceitos de velocidade da passagem do tempo nos projetos audiovisuais. Os chamados efeitos de câmera lenta (slow motion), câmera acelerada (time lapse) e reverso foram recursos praticados nas aulas.


O slow motion consiste em aumentar a linha do tempo reduzindo a velocidade dos movimentos do vídeo. A técnica ajuda a dar uma narrativa de tranquilidade, dependendo da cena e do objetivo, e ainda, para salientar algum efeito ou ação específicos.


Já o time lapse faz o efeito contrário, ou seja, reduz a linha do tempo e aumenta a velocidade do movimento no vídeo. A aplicação desta técnica permite o telespectador perceber de maneira mais efetiva a passagem do tempo, já que as imagens são aceleradas e os objetos passam rapidamente na tela. Neste exercício, por vezes, são necessários vários minutos de gravação para se conseguir apenas alguns segundos de vídeo.


Veja alguns dos trabalhos das turmas nesse link: https://youtu.be/lme7fVzBzcQ

A técnica do movimento reverso faz com que os elementos se locomovam de traz para frente, podendo dar qualquer velocidade para ação. A técnica inverte a ordem dos fatos, e é como se gravação fosse do fim para o início. Estas e outras técnicas estão sendo trabalhadas com os educandos nos trabalhos de edição de vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário