quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Brincadeiras pedagógicas alegram o Educação Integral


Seguindo com a proposta de trabalho focado na recreação, o educador Denis Biavatti trouxe aos educandos um jogo chamado "Maremoto". 


O jogo tem uma dinâmica semelhante à "Dança das Cadeiras", contudo, é uma atividade não-excludente, ou seja, nenhum participante é "eliminado" do jogo. Além disso, é uma atividade que agrega muito aos educandos que ainda apresentam certa dificuldade no quesito "lateralidade". 

Um participante ao centro do círculo é o capitão do navio, e os demais, posicionados cada qual atrás de um cone, são a tripulação. O Capitão orienta a tripulação para deslocar-se para a direita, ou para a esquerda, fazendo com que a cada comando, os tripulantes se desloquem para o cone imediatamente ao lado, na direção solicitada. Quando o capitão gritar "Maremoto", todos devem trocar de lugar, e o capitão toma o lugar de um tripulante. Quem "sobrar", vira o Capitão e passa a dar as ordens ao centro. 

"Essa atividade faz com que os educandos fiquem atentos às orientações, otimizem sua velocidade de resposta a estímulos, e ainda possibilita o aprendizado das direções (direita e esquerda) de forma prática e lúdica", comenta o educador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário