quarta-feira, 11 de julho de 2018

Quem é amigo escuta!


Para iniciar o mês de julho, os educandos da Educação Integral - Saberes da Esperança estão trabalhando na oficina de informática como o educador Rafael Moreira como é importante ser amigo e poder ter amigos, para isso se realizou uma divertida atividade para aprender o que é escuta ativa.


Para iniciar a atividade os educandos realizaram pesquisas na internet a respeito do dia do amigo comemorado no dia 20 de julho. Foi encontrado inúmeras referencias, mas, destacamos a Wikipédia como a mais confiável, segue o link https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Amigo.


A proposta do educador era quem é amigo escuta e para tanto foi apresentado para a turma o conceito de escuta ativa (é uma técnica de comunicação que implica que, num diálogo, o ouvinte comece por interpretar e compreender a mensagem que recebe.) Logo após foi realizado um jogo onde a turma estava dividida em dois  grupos e um integrante tentava com mímicas e desenhos no quadro informar o nome do filme que o educador apresentou. 


Rafael destaca a importância dessa brincadeira dentro do processo de escuta ativa: “Dentro de toda comunicação existe a informação que passamos sem falar, ou seja, com o nosso corpo. O primeiro passo da escuta ativa é parar o que está fazendo, olhar para a pessoa que está falando e principalmente dar atenção. Em uma brincadeira como essa vamos exercitar este processo.”

Com o termino da brincadeira a turma partiu para a terceira atividade desta aula que é a de escutar o colega usando o método que foi passado pelo educador. Todos foram divididos em duplas com o desafio de contar um para o outro como vinha sendo o seu desempenho nas atividades na escola, no Calábria e seus gostos e preferências.

 Após uma animada conversa a turma retorna para a sala para fechar a aula e contar as observações realizadas como destaca o educando Allan Oliveira da M2: “Nessa aula eu aprendi que não posso escutar alguém sem olhar nos olhos e não devo conversar com falta de interesse. Assim vou dar atenção para os meus amigos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário