segunda-feira, 9 de julho de 2018

Árbitro de Vídeo: a importância do multimídia na Copa do Mundo


Os educandos do Design Multimídia puderam debater sobre um tema bastante em alta nas últimas semanas: o chamado "Árbitro de Vídeo" ou VAR, sigla em inglês para o termo video assistant referee. É a primeira vez na história que um torneio da grandeza de uma Copa do Mundo utiliza esta inovação tecnológica. 


O árbitro no campo pôde contar com o apoio de outros juízes que ficam assistindo ao jogo em uma central com várias televisões, podendo ver detalhes de jogadas por ângulos diferentes e imagens captadas por câmeras localizadas em pontos estratégicos. Impedimentos, pênaltis e faltas são algumas das situações podem ser analisadas pelo árbitro no campo quando ficar em dúvida.


Segundo o site Esporte Interativo, em uma simulação de como seriam as oitavas de final se o VAR não fosse utilizado, foi constatado que seis dos oito confrontos seriam diferentes. Com o árbitro de vídeo, diversas injustiças foram corrigidas.

“A importância do profissional multimídia está em poder proporcionar a geração e a reprodução das imagens para análise do árbitro. Com o auxílio de programas específicos, o multimídia poderá disponibilizar para os juízes auxiliares a melhor compreensão do lance e avisar ao árbitro do campo alguma irregularidade constatada”, explica o educador da turma Tiago Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário