sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Cinema com consciência

Seguindo o formato de cinema em sala de aula, o educador Guilherme Sanchez e os educandos do Cidade Escola estão trabalhando neste período o tema de novembro: Consciência Negra. Para isso, o educador trouxe ao debate o filme 42, que conta a história de dois grandes heróis da consciência negra. Além de assistir ao filme, os educandos debateram sobre a história. 


Herói é uma palavra que ouvimos frequentemente nos esportes, mas o heroísmo não é sempre sobre os resultados obtidos no campo. 42 conta a história de dois homens - o grande Jackie Robinson e o lendário Branch Rickey, do Brooklyn Dodgers - cuja valente posição contra o preconceito mudou para sempre o mundo, começando pelos jogos de beisebol.


Em 1946, Branch Rickey se posicionou à frente da história quando colocou Jackie Robinson na equipe, quebrando a linha racial da Liga Principal de Beisebol. Mas isso também colocou Robinson e Rickey na linha de fogo do público, da imprensa e, até mesmo, dos outros jogadores.


Enfrentando o racismo desmedido de todos os lados, Robinson foi forçado a demonstrar tremenda coragem e autocontrole ao não reagir da mesma forma, sabendo que qualquer incidente poderia destruir suas esperanças e as de Rickey. Em vez disso, o número 42 deixou o seu talento no campo falar por si, e acabou conquistando os fãs e seus companheiros de equipe, silenciando os críticos e abrindo o caminho para que outros seguissem.


Fonte: Cidade Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário