segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Aprendendo sobre a história da Consciência Negra

Os educandos dos dois turnos do Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima trabalharam com as educadoras em sala durante os dias 07 a 18/11 sobre a história da Consciência Negra. A temática foi abordada pelas educadoras em conjunto com o educador da Informática. 


Foi proposta uma reflexão sobre a importância da cultura do povo africano nos aspectos político, social, gastronômico e religioso, e sobre esta diversidade cultural. Foram desenvolvidas leitura de histórias, como "Bruna e a galinha da Angola”, da autora Gercila Meirelles; "Menina bonita do laço de fita", da autora Ana Maria Mendonça, além de músicas e contos africanos, do autor Rogério Andrade Barbosa. 


As crianças criaram cartazes com recortes de fotos de celebridades e pessoas negras brasileiras que fizeram e fazem história, e pesquisa sobre a cultura e hábitos; para encerrar, houve uma dramatização da história da Menina bonita do laço de fita. Durante a abordagem, foi possível ver claramente o entusiasmo e a participação das crianças em todas as atividades desenvolvidas. 


O objetivo foi fazer com que todos pudessem conhecer, vivenciar e respeitar as diversas contribuições dos povos africanos na formação da cultura brasileira. Todos entenderam o quanto hoje existe uma mistura de etnias, que a cada dia cresce. Que maravilha é a nossa diversidade cultural!


Fonte: Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho!!! O SCFV Calábria Nossa Senhora de Fátima Bom Jesus fazendo a diferença. bjus equipe técnica SAF ALAN Fernanda, Adriana e Pâmela

    ResponderExcluir