segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Classificação e separação de arquivos

O educador Eduardo Pavin do curso Assistente Administrativo, trabalhou com seus alunos na última semana o conteúdo “Classificação e Separação de Arquivos”, a fim de demonstrar a importância desta atividade como forma de agilizar o processo produtivo no setor administrativo. Os arquivos de uma empresa são tudo o que estas registram de informação: “Se pensarmos a grosso modo, seriam como a nossa memória, onde guardamos as informações mais importantes, para podermos dar seguimento as nossas atividades diárias e de registros”, comparou o educador.


Dentre as mais variadas formas de organização e separação dos arquivos, o educador deixou claro que qualquer uma deve se adequar a cada necessidade seja ela de escola, empresa, loja. Cabe ao responsável adequá-la, de modo a pensar na forma mais rápida de acesso aos arquivos da empresa. Uma maneira mais ampla e estratégica na forma de organização e separação pode ser seguida conforme abaixo: 1) registrar documentos; 2) estabelecer o método de classificação; 3) codificar documentos; 4) ordenar documentos; 5) arquivar documentos de acordo com o método adotado; 6) conservar os documentos, mantendo o arquivo organizado e atualizado; 7) localizar documentos; 8) controlar a saída de documentos do arquivo; 9) transferir e descartar documentos; 10) orientar e treinar usuários.

Fonte: Assistente Administrativo



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