quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Marcenaria confecciona sapateiras para as casas-lares

A partir de uma demanda das casas-lares do Calábria, no mês de outubro, os educandos do 2º módulo do curso Marcenaria Mobiliária projetaram e executaram uma sapateira a ser confeccionada a partir de chapas de MDF doadas pela Receita Federal.



Segundo o educador Luis, os obstáculos foram muitos até chegar ao resultado esperado. O primeiro começou pelo desenho que foi elaborado com o uso do escalímetro, régua utilizada em desenho técnico por engenheiros e arquitetos, que serve para desenhar em escala e fazer a leitura de desenhos representados em escala.



Logo após, iniciaram-se os cálculos para saber quantas peças seriam necessárias e quais suas respectivas medidas. 



Esta etapa é chamada de relação de peças, juntamente com o plano de corte, para assim iniciar o corte das peças no maquinário.



As próximas etapas foram executadas com mais facilidade, pois os educandos já passaram em outras ocasiões por este processo, iniciado pela laminação, montagem, colocação de portas, prateleiras e puxadores.



Luis explica que a parte final é a mais delicada: “No final, as peças passaram pelo acabamento, que consiste no processo de lixação com diversas granulações de lixas, e pela aplicação do selador, que serve para embelezar a madeira e dar melhor proteção”.




Fonte: Marcenaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário