quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Semana Calabriana 2015

“Um homem como nós, chamado a ser Santo!”


A semana que antecedeu o dia 08 de outubro foi de intensa atividade para a equipe de Pastoral do Calábria. Foram várias formações e celebrações em honra ao Santo Fundador. Entre os dias 05 e 07 de outubroos educandos do Calábria tiveram momentos formativos direcionados sobre a vida de São João Calábria. “Foi-lhes oportunizado conhecer, através de vídeo, o homem simples, igual a qualquer um de nós! Mas que fez a diferença no seu tempo”, lembrou o coordenador Libanês. 



O vídeo mostra imagens históricas de Padre Calábria, no seu ofício sacerdotal com as crianças, jovens, sacerdotes, irmãos, e uma multidão de fiéis que lhe acorriam. Os jovens puderam conferir a mensagem de São João Calábria através de sua própria voz. Este mesmo santo homem que idealizou a Obra da qual eles participam hoje.


A juventude calabriana teve a oportunidade de conhecer também os lugares e as instituições calabrianas presentes pelo mundo afora. O formador Airton chamou a atenção de todos para a realidade e a cultura dos outros países onde a Obra se faz presente. Disse Airton: “Muitas vezes, reclamamos de tudo ao nosso redor, de tudo que temos. Mas olhem as imagens que passaram. Vejam quanta pobreza e quanta miséria em outros países; somos privilegiados”. 


No Calábria, a semana do Fundador foi concluída no dia 08 de outubro com celebrações na capela da instituição em ação de graças aos benfeitores da Obra e a São João Calábria. No turno da manhã, ocorreram duas celebrações, uma para os jovens e outra para os colaboradores. No turno da tarde, foi a vez dos educandos dos cursos e projetos lotarem a capela para celebrar. “Foram momentos marcantes e emocionantes; os jovens coroaram a Semana Calabriana com agradecimentos e emocionantes relatos”, comentou Airton.


Para a Pastoral, a Semana Calabriana foi o prelúdio de um mês todo dedicado ao homem que deu seu exemplo de santidade. São João Calábria deixou um legado a ser seguido. Em seu diário, encontramos diversas vezes a frase: “ou santo ou morto”. O Padre simples, pobre e amigo dos pobres hoje é reconhecido e amado por todo o mundo. 


Durante a semana, foi realizada também a mesma formação com as crianças do Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro Bom Jesus em Porto Alegre/RS. Lá não foi diferente a emoção e a alegria dos beneficiários em conhecer mais intimamente o Nosso Santo Fundador. E as formações em comemoração à memória de São Calábria continuam. Que São João Calábria continue a nos abençoar!  



Confira as Fotos das Celebrações do Dia deSão João Calábria


Fonte: Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário