quinta-feira, 23 de julho de 2015

Celebração em Ação de Graças pela Formatura

 "Deus é PAI, um bom Pai!" São João Calábria


Nessa terça-feira, 21/07, aconteceu na capela do Calábria celebração em Ação de Graças pela Formatura dos cursos profissionalizantes. A capela ficou repleta dos jovens formandos e seus educadores. Na ocasião, foram acolhidos pelo coordenador da pastoral, Libanês, que motivou a todos no início da celebração.


Ele convidou os presentes a receberem o quadro de São João Calábria e uma sementeira, ofertas que foram conduzidos até o altar pelos formandos e pelo sacerdote, padre Anésio, na procissão de entrada. 


Libanês refletiu sobre os dons que os jovens receberam gratuitamente de Deus, dizendo: "Este mesmo Pai que os guiou até aqui continuará os segurando pela mão. São João Calábria nos ensinou a confiar na paternidade de Deus".



Num segundo momento, os jovens ouviram a proclamação do Evangelho de São Lucas 8, 4-15 - "A Parábola do Semeador" e acompanharam as palavras de motivação do padre Anésio. O sacerdote selecionou alguns voluntários para, de forma simbólica, lançar as sementes recebidas no Calábria em terra boa.


Enquanto isso, ele explicou que a sementeira é como o coração dos jovens e as sementes são as formações e tudo o que os educadores ensinaram. Padre Anésio frisou a responsabilidade da participação dos educadores do Calábria nesta semente lançada em solo fértil. Que um dos dons que eles deveriam agradecer é, sobretudo, o da vida dos seus educadores.


Após a reflexão do sacerdote, Libanês mencionou que ofertar é um dom precioso. Neste momento, cada curso levou até o altar como oferta algum objeto, simbolizando o seu curso, os ensinamentos recebidos e o seu futuro profissional.


O pão, produzido e ofertado pelo curso de Padaria foi abençoado e partilhado por todos durante a celebração. 


Ao concluir a partilha do pão, Libanês invocou a São João Calábria para que interceda por cada um dos jovens formandos:


"Ao longo das nossas vidas, fazemos escolhas e somos motivados a seguir em frente para atingir os nossos ideais. Vocês estão concluindo uma destas etapas, passaram por vários momentos, obstáculos percorridos e hoje já não são mais os mesmos. Nós do Calábria nos sentimos honrados em fazer parte desta história. Que Deus e São João Calábria os abençoe!"


A celebração foi concluída com a benção do sacerdote e o canto: Eu Creio na Semente.


Fonte: Pastoral


Nenhum comentário:

Postar um comentário