quinta-feira, 28 de maio de 2015

SIPAT fala sobre drogas


O segundo dia da 15ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho trouxe pela manhã um tema recorrente e presente cada vez mais na vida das famílias: as drogas. 


O major Cilon Freitas da Silva, coordenador das atividades do PROERD – Programa de Resistência as Drogas e a Violência, da Brigada Militar fez uma abordagem diferenciada e preventiva, falando não sobre a droga em si, mas sobre as oportunidades que as pessoas têm nas suas vidas, salientando que na vida não existem somente duas opções, como muitas vezes principalmente os jovens são levados a pensar. 


Cilon lembrou que o valor da vida somente cada um pode dimensionar, a partir do seu livre arbítrio, de sua livre escolha. Durante sua fala, trouxe como exemplo, a vida de seu próprio pai e as bases da sua formação, para demonstrar que as pessoas são livres para tomar a decisão que acharem melhor para si. 


Ele comentou que estudos apontam que as boas ações, como ajudar alguém, sentir-se útil, praticar exercícios, ter pensamentos positivos, amar alguém, etc, trazem a mesma sensação de prazer que a droga traz e não prejudicam a saúde. 


Para confirmar sua afirmação, apresentou um vídeo com depoimentos de vários profissionais, falando sobre a questão das drogas, com destaque para o escritor Paulo Coelho, que disse: “A única coisa que você tem na sua vida é o seu poder de decisão”. 


Para finalizar, apresentou um vídeo motivacional. Entre as várias mensagens que o filme traz, Cilon destacou: “não desista de você”; “todo mundo tem problemas”; e finalmente “eu vou fazer o melhor” em vez de “eu vou fazer o possível”.



Fonte: CIPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário