quarta-feira, 27 de maio de 2015

Palestra sobre Primeiros Socorros no primeiro dia da SIPAT


No primeiro dia da 15ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (25/05), a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes convidou o bombeiro Lima e o bombeiro Carvalho para falarem nos turnos manhã e tarde aos educandos e colaboradores sobre Primeiros Socorros. 



Através de uma abordagem direta e com exemplos práticos, eles demonstraram como uma pessoa leiga, sem conhecimentos técnicos, pode ajudar em vários casos de acidentes, como queimaduras, choque elétrico, desmaios, engasgos, ferimentos com objetos pontiagudos e em parada cardiorrespiratória. 



Destacaram que não se deve tocar na vítima em choque elétrico, e procurar o mais rapidamente desligar a energia geral. Demonstraram como funciona a chamada Manobra de Heimlich, método de desobstrução das vias aéreas, em caso de engasgo. Alertaram que nunca se deve retirar o objeto perfurante da vítima, apenas estancar o sangue a sua volta



Em caso de desmaio, é fundamental deitar a vítima, e elevar as pernas mais altas que o corpo. Ambos salientaram que em todos os casos o mais importante é tentar tranquilizar a vítima e chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência o mais rápido possível



Num segundo momento, os palestrantes fizeram uma demonstração com extintores de incêndio, explicando como são utilizados, quais os tipos, a forma correta de manuseio, métodos de extinção do fogo, além de apresentarem os equipamentos utilizados no combate a incêndios. 



Ao final, abordaram a questão da imobilização de vítimas de fratura, em caso de acidentes graves, utilizando os equipamentos de segurança, como a maca, o colar cervical e talas improvisadas de papelão. Também trouxeram alguns vídeos que mostram como o fogo pode agir de forma rápida, caso não seja combatido da forma correta e rapidamente. 



Como forma de agradecimento, a CIPA ofereceu aos bombeiros uma pequena lembrança confeccionada pelos alunos dos vários cursos. Houve ainda sorteio de brindes para os participantes.


 


Fonte: CIPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário