terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O Ano Internacional da Luz


O ano de 2015 será o Ano Internacional da Luz, por decisão da Assembleia-geral das Nações Unidas, em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde. 

O lançamento oficial acontece nos próximos dias 19 e 20/01 na sede da organização, em Paris. O evento dá início a uma série de atividades que devem acontecer até dezembro em países dos cinco continentes.

Ao longo do ano, a Unesco vai reunir sociedades científicas, instituições educacionais, ONGs e o setor privado interessados em discutir o tema e pensar novas soluções para problemas atuais e futuros. A ideia é que esse coletivo de pensadores e investidores possam vislumbrar e defender o uso de tecnologias para melhorar a qualidade de vida nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.
 
Os comitês regionais da Unesco estão articulando atividades que devem fazer parte da programação anual. Todos os contatos estão disponíveis no site do IYL 2015. Ainda no site, criado especialmente para celebrar o tema, é possível encontrar uma série de conteúdos para serem trabalhados com crianças, adolescentes e adultos. Estão disponíveis textos, álbuns de fotos, vídeos e materiais para download.

Todas as atividades já programadas estão listadas em um grande calendário online. É possível conhecer as ações que serão realizadas em escala global e também fazer um filtro por país. A ideia é levar informação sobre física contemporânea para não-especialistas. 


A expectativa da Unesco é que as atividades de 2015, durante o Ano Internacional da Luz, obtenham o mesmo sucesso que teve o tema agricultura familiar, em 2014.


Origem da matéria: GIFE


Fonte: Dica

Nenhum comentário:

Postar um comentário