sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Iniciando o Projeto Verão no Centro de Cuidados


Os educandos dos Projetos Sociais SASE, Trabalho Educativo Artesanato, Lanches Rápidos e Informática e Programa Cidade Escola, iniciaram no dia 05 de janeiro de 2015 as oficinas de férias elaboradas pelos educadores do Centro de Cuidados São João Calábria.


Durante a semana, os educandos puderam participar de muitas atividades, como pesquisa na Informática sobre lendas proposta pela educadora Amanda Fedrizzi; e brincadeiras antigas, que foram executadas posteriormente, orientadas pela educadora Vanessa Barbosa.


Na oficina de Lanches Rápidos, dirigida pelo educador Jorge Ortis, os educandos receberam algumas orientações sobre o Projeto Verão, e produziram receitas deliciosas (sorvete cremoso, sacolé e salada de frutas).


Aprenderam a manusear ferramentas e a lidar com o preparo da terra na horta, que vem sendo construída nos últimos meses, a fim de incentivar uma alimentação mais saudável.  


A educadora Cátia de Araújo, através do questionamento “Qual está sendo a nossa contribuição com a limpeza e conservação do meio ambiente?” tem realizado pequenas palestras na oficina de Conscientização Humana. 


Como atividades manuais, o Projeto Verão trouxe as oficinas de Biscuit, desenvolvidas pela educadora Janaína Pedroso, e de Feltro e Tecidos, proposta pela educadora Silmara Sales, com o objetivo de exercitar a motricidade ao confeccionarem enfeites, com ou sem moldes, e ao costurarem para a criação de chaveiros de coração. 


Com o objetivo de manter o corpo em movimento e trabalhar o sistema respiratório de forma lúdica, a educadora Andréia Ramires está realizando aulas de Fitness com alongamentos, aquecimentos ritmados e movimentos básicos de subida e descida com e sem halteres no step, além de desenvolver pequenas coreografias e ritmos mais complexos que serão realizadas ao longo de janeiro. 


Com a expectativa que os educandos produzam rimas com classificação formal e métrica poética, a educadora Ana Paula Derungs iniciou a oficina de Rimas, instigando a criatividade dos educandos. Durante esta oficina, eles assistiram a um vídeo sobre o conceito e a história do Rap, pesquisaram na internet e discutiram a interpretação de músicas desse estilo e já começaram a produzir as suas primeiras rimas. 


A educadora Fernanda Belloli, responsável pela oficina de técnicas de pintura, iniciou a aula relembrando com os educandos as cores primárias, secundárias e terciárias através de experimentos e finalizou com a técnica de pintura chamada “espelho”. 


Os educandos ainda puderam participar de várias brincadeiras elaboradas pela oficineira Márcia Torres e aprender ritmos musicais com o oficineiro Ricardo Isquierdo. 


E para finalizar a semana com muita diversão e calor, os educandos aproveitaram as brincadeiras com água: rampa de água e sabão, futebol de sabão e guerra de bexiguinhas. 


Foi uma semana muito gratificante para os educadores, pois perceberam que os seus objetivos foram alcançados de maneira divertida e prazerosa por seus educandos.


Fonte: Coordenação dos Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário