quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Colheita e Festa da uva e da ameixa no Bairro Vila Nova



A colheita da uva e da ameixa será iniciada oficialmente nesta quarta-feira, 7/01, em Porto Alegre, no Bairro Vila Nova. A cerimônia acontece às 15 horas na propriedade de Carlos Alberto Bertacco. O evento é promovido pela Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e o Sindicato Rural de Porto Alegre, com apoio da Associação Comunitária Belém Velho (Ascobev), Instituto São Benedito, Amparo Santa Cruz e Emater/RS.

A colheita marca também a abertura oficial da 24ª Festa da Uva e Ameixa, no sábado, 10/01, às 18 horas, junto à praça Nossa Senhora de Belém Velho. A festa estará aberta aos visitantes nos dias 10, 11, 17 e 18 de janeiro, das 9 às 20 horas.

A previsão é de que na safra de 2014/15 sejam colhidos e comercializados mais de 300 mil quilos de uva e 500 mil de ameixa.

A fruticultura é uma das principais atividades agrícolas da capital gaúcha. A atual safra deverá chegar a 4 mil toneladas somando pêssegos, ameixas, figos, morangos, uvas, melões, peras, goiabas, entre outras. O microclima da zona Sul, aliado ao solo e à topografia, contribui para a produção de frutas de qualidade.

Também o projeto “Produtos de Época” da Smic leva as frutas até a área central da cidade para facilitar o acesso ao consumidor e o escoamento da safra. As bancas estão na praça Parobé, ao lado do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, e ficam abertas durante o mês de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Matéria: Jornal Zona Sul

Foto: Clicrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário