terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Presépio de Sucata

A turma de educandas Trabalho Educativo – Artesanato, juntamente com a educadora Silvia Vicente, elaborou e montou, no dia 03/12, um presépio de sucata para apresentar aos demais colegas e enfeitar o ambiente. Tendo como motivo o mês natalino, aproveitaram para pesquisar com as educandas esta passagem bíblica entre o Primeiro Testamento para o Segundo Testamento, que é o nascimento de Jesus. 
Presépio, na língua portuguesa, designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo. O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de São José e de Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, São José e a Virgem Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. 
De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por reis magos vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança. 
A atividade teve como objetivo principal apresentar um tipo de artesanato com o qual até então as educandas não haviam trabalhado, além de motivar para a apresentação e leitura em público. Além disso, uma educanda se propôs a tocar flauta para surpresa de todos que estavam assistindo.
Fonte: Trabalho Educativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário