sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Navio Negreiro e Dança Maculelê

No dia 04/12 (quinta-feira), no turno da manhã, a turma M2 do projeto Cidade Escola apresentou uma peça teatral com dança “Navio Negreiro”, cujo roteiro foi elaborado pela educadora Lia Hausen e ensaiado pela educadora referência Andréia Ramires. 
Houve ainda a declamação de um poema da educadora Janice Rodrigues. A apresentação foi separada por etapas. A primeira parte mostrou a beleza e a tranquilidade do povo negro. Já a segunda abordou como foram açoitados e acorrentados. 
Por fim, a terceira parte mostrou os guerreiros africanos lutando e libertando seus companheiros, através da dança “Maculelê”. Essa dança simula uma luta tribal afro-brasileira e indígena, usando armas e bastões chamados de grimas; com eles os educandos representaram os passos e golpes da capoeira. 
Os educandos sentiram-se um pouco envergonhados durante as apresentações, mas realizaram com muita dedicação. O objetivo geral da Semana Cultural é trabalhar a desinibição, a autoconfiança e o desenvolvimento das habilidades e dons de cada educando.


Fonte: Cidade Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário