quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dinâmica dos Sentimentos


Aproveitando a ideia do colega Diego Cordova (veja a matéria), a educadora Gislaine Kopplin, do curso de Informática com Ênfase em Auxiliar Administrativo de Alvorada, no início do mês de outubro, lançou o desafio aos seus alunos de trabalhar a Dinâmica dos Sentimentos.  
“Comecei a trabalhar com eles na segunda-feira (06/10) e eles lembram todos os dias. Quando eu esqueço, eles me cobraram: ’Sora, cadê os sentimentos?’”, comentou a educadora.
A dinâmica funciona da seguinte maneira: antes de iniciar a aula, são dispostas sobre uma mesa várias fichas com sentimentos impressos. Cada aluno escolhe um sentimento, conforme o que está sentindo naquele momento. 
No final da aula, uns 15 minutos antes, todos se reúnem e debatem sobre o motivo de terem escolhido aquele sentimento, e se durante a aula alguma coisa mudou em relação ao sentimento escolhido. 
“Se estavam com preguiça no início da aula, e depois da aula mudaram, por quê? O que os fez mudar?”, argumenta Gislaine. 
Ela comemora o sucesso da dinâmica: “Todos os que chegam meio chateados, mudam, saem mais animados, e os que estão felizes, continuam felizes”. 
E acrescenta: “Tem feliz, tranquilo, preguiçoso, animado, com raiva, ansioso... disponibilizei até trinta tipos de sentimentos”.
A educadora motiva os alunos a exporem seus sentimentos em forma de partilha: “Alguns até desabafam, falando dos problemas em casa; pergunto se alguém está em situação parecida e o que devemos fazer para melhorar”. 
Ela busca também passar uma mensagem positiva: “Saliento que bom humor e pensamentos positivos são essenciais.  Que somos o que atrairmos para nossas vidas; somos frutos de nossas escolhas. Que devemos ter objetivos na vida, não pararmos de aprender nunca. Estudar, trabalhar...”.
O curso de Informática com Ênfase em Auxiliar Administrativo em Alvorada, iniciado em maio, é uma parceria entre Calábria e Secretaria Municipal de Educação – SMED/Alvorada, oferecido para estudantes da rede das escolas municipais, com carga horária de 360h. 

Fonte: Auxiliar Administrativo - Alvorada

Nenhum comentário:

Postar um comentário