sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Lenda do Negrinho do Pastoreio



 
Os educandos do Projeto Cidade Escola, no dia 24/09, relembraram uma das lendas mais conhecidas entre os gaúchos: a lenda do Negrinho do Pastoreio. Trabalhando interdisciplinarmente na Oficina de Cultura Gaúcha, as educadoras Fernanda Belloli, de letramento, e a educadora Janice Rodrigues de Informática, realizaram um círculo com as turmas e com cartazes sobre o tema no centro da roda, recontaram aos educandos a lenda. 
Conforme alguns iam recordando, eram motivados a ajudar as educadoras a contar a história. Após a contação da história, os educandos organizados em duplas e escreveram com as suas palavras a lenda do Negrinho no editor de texto (Word). De acordo com a criatividade de cada um, poderiam incluir imagens da cena da história ao texto. 
 
Alguns educandos ficaram com dúvidas no princípio, pois não lembravam ou não conheciam a lenda. Mas após a releitura da história, sentiram-se seguros e motivados a realizar a produção textual. Alguns também optaram por adicionar ao texto a oração feita ao negrinho, que, segundo mitos populares, ajuda as pessoas quando perdem um objeto.
Fonte: Cidade Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário