terça-feira, 26 de agosto de 2014

Metodologia japonesa 5S


Na primeira semana de aula, a educadora Luciane Dartora, do curso Auxiliar de Escritório, trabalhou com os alunos a importância da utilização e aplicação da metodologia japonesa 5S. Os alunos foram divididos em grupo para pesquisar e discutir sobre o assunto. 
Após o trabalho em grupo, apresentaram aos colegas, através de cartazes, o tema proposto. Ao término das apresentações e motivados pelo que aprenderam, os alunos resolveram apresentar aos colegas dos outros cursos, com intuito de multiplicar a utilização da ferramenta de qualidade 5s.
O Programa 5S visa à melhoria do ambiente, no sentido físico, lógico e mental. Sua base é educativa e prepara as pessoas para a observação crítica da sua realidade e atuação nos desperdícios, na desorganização, sujeira, nos fatores que acarretam doenças e conflitos e em outras anomalias do ambiente.
A turma concluiu que o 5s é uma metodologia que ajuda a reeducar as pessoas, recuperar valores, buscar a melhoria no ambiente de trabalho, aumentar a produtividade, não descuidar da saúde e segurança. Desta forma, haverá a modernização das organizações, e, acima de tudo, a conscientização das pessoas para a prática da cidadania. 
A ideia é reorganizar o ambiente de trabalho, de forma que permaneça sempre arrumado e limpo, sob condições padronizadas e com disciplinas necessárias para que se consiga o melhor desempenho nas suas atividades e, também aplicação na vida pessoal.

“A maneira como a sala de aula está disposta pode fazer toda a diferença quanto a sua atitude para a eficiência do ensino. Vale a pena se esforçar para que a classe seja um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento das atividades e capacidades dos estudantes, de participação e envolvimento”, avaliou a educadora Luciane.

Fonte: Auxiliar de Escritório

Nenhum comentário:

Postar um comentário