segunda-feira, 23 de junho de 2014

Refletindo sobre Preconceito e Discriminação

No dia 04/06, os educandos do Trabalho Educativo - Artes Manuais e Informática realizaram atividade, na qual abordaram o tema Preconceito e Discriminação. A atividade foi feita através de três dinâmicas diferentes:

A primeira dinâmica, “SOS - o barco vai afundar”, consistia em decidir quem ficaria para trás, pois não havia espaço suficiente no barco. Um grupo preferiu deixar a menina, porque era a única do sexo feminino no barco. O outro decidiu fazer um jogo e resolver na sorte quem ficaria. O momento foi interessante, porque ficaram nítidos o preconceito e a desigualdade.
A segunda dinâmica, chamada “Máscaras” fez com que os educandos refletissem quais as máscaras utilizadas no dia a dia das pessoas. Após, eles confeccionaram máscaras e foram questionados sobre como foi usá-las? Alguns disseram que foi fácil, outros que sentiram-se como se fossem outra pessoa.
Na última dinâmica, cada aluno desenhou figuras realizando diferentes brincadeiras, como por exemplo: uma menina brincando de boneca; um menino isolado do grupo brincando sozinho, etc. Logo após, eles classificaram os desenhos com as palavras: homossexual, heterossexual, afeminado, masculinizado e doença.
A percepção dos adolescentes surpreendeu; a maioria sabe lidar com as diversas situações, mas, ao mesmo tempo, alguns têm dificuldade de lidar com a questão do preconceito. A equipe concluiu que a mudança pode acontecer a partir do momento que os educandos se sentirem comovidos com a discriminação e o preconceito.

Fonte: Trabalho Educativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário