quarta-feira, 25 de junho de 2014

Formação de Junho traz o tema Projeto de Vida



Neste mês de Junho, a formação realizada pela equipe de Pastoral com os colaboradores teve como tema “Projeto de Vida”.
Irmã Idete, em sua fala, explicou que a palavra “projeto” quer dizer “estar lançado a...”. Toda pessoa é livre para escolher o que quer ser e o que quer fazer com sua vida. Mas sua liberdade é limitada e condicionada. Esta é sua suprema dignidade, sua grandeza e, ao mesmo tempo, seu drama. Assim, o “Projeto de Vida” é um elemento constitutivo de todo ser humano. As pessoas necessitam projetar-se para crescer. Somente quando vivem intensamente determinados ideais, são capazes de optar com decisão.
Através de questionamentos como: Quem sou? De onde vim? Para onde vou?, Irmã Idete acrescentou que “Projeto de Vida” é um convite a tomar a vida nas próprias mãos e a descobrir a grandeza de decidir sobre a própria existência de um modo autônomo e comprometido, e por isso mesmo, pessoal e comunitariamente plenificante. Ao passo que a ausência de um “Projeto de Vida” leva a pessoa a uma existência alienada, em que os outros decidem pela pessoa.
Finalizando, Irmã Idete lembrou que a pessoa humana é um ser aberto à transcendência, a ir além de si mesmo a realizar um desejo de felicidade e plenitude. “Nossos projetos pessoais nos colocam na direção dos nossos sonhos”, salientou. 
A formação de junho ocorreu nos dias 09/06 às 13h; 11/06 às 10h45min e 24/06 às 15h.


Fonte: Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário