quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Fórum Social Temático 2014

Começou nessa segunda-feira (21/01) e vai até o próximo domingo (26/01) a edição 2014 do Fórum Social Temático (FST 2014) , que será realizado em Porto Alegre e Canoas, na Região Metropolitana. De acordo com os organizadores, cerca de 20 mil pessoas são esperadas na série de debates e atividades do evento.
A pauta de discussões neste ano é crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental. Estão previstas mais de 270 debates, palestras, oficinas, seminários, shows e apresentações artísticas. As atividades ocorrem na Usina do Gasômetro, Parque Harmonia, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Largo Zumbi dos Palmares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa, Memorial do Rio Grande do Sul e Casa de Cultura Mario Quintana.
A primeira atividade será o Fórum Mundial de Educação Pedagogia, Territórios e Resistências, às 10h, no Ginásio Poliesportivo da Ulbra, em Canoas. No dia 23, ocorre a Marcha de Abertura. A concentração será a partir das 13h30 no Largo Glênio Peres, com saída prevista para às 15h. O itinerário será definido pelo comitê de organização do FST e distribuído aos participantes antes do início da caminhada.
Convidados
Entre as presenças confirmadas está a da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que vai participar do debate “Gestão Democrática - A Educação Como Direito Humano”, dentro do Fórum Mundial de Educação, na quinta-feira (23) às 9h, no Ginásio Poliesportivo da Ulbra. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, é convidada para participar do painel “Comunicação Compartilhada – Rede dos Pontos de Cultura”, também na quinta, no Acampamento da Juventude.
Na sexta-feira (24), o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, participa da mesa “Contra O Capital, Democracia Real”, marcada para ocorrer a partir das 9h no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa. O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, também é um dos convidados da atividade.
O ambientalismo e a sustentabilidade entram em pauta no painel “Cidades Justas e Sustentáveis”, que ocorrerá no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a partir das 9h de sábado (25). Entre os participantes está a bióloga Ana Paula Maciel, ativista do Greenpeace que voltou ao Rio Grande do Sul no final do ano passado após ficar presa na Rússia.
Também no sábado, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, é uma das convidadas do debate “Eficácia do Programa Bolsa Família: Muito Além da Transferência de Renda”, programado para ocorrer no Auditório do Mezanino da Usina do Gasômetro a partir das 11h.

A programação completa está disponível no site oficial do evento (clique aqui).


Acompanhe também no Twitter e Facebook.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário