segunda-feira, 29 de julho de 2013

Papa Francisco despede-se do Brasil



Mais de três milhões de fiéis de 170 países participaram neste domingo (28) da missa de envio da 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. A missa, celebrada pelo papa Francisco, aconteceu na praia de Copacabana, e foi considerada um "recorde histórico de público". 


O pontífice incentivou os jovens mais uma vez para que sigam sem medo de evangelizar. "Para onde Jesus nos manda? Não há fronteiras, não há limites: envia-nos para todas as pessoas. O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns", disse. Durante a missa, os peregrinos abriram uma grande bandeira com a imagem do papa Francisco que, aos 76 anos, mostrou grande energia, cativando os participantes da JMJ com seu calor humano e jeito franco de falar. 


O papa Francisco se despediu dos brasileiros pedindo orações por ele e terminou o discurso dizendo “até breve”, em uma confirmação de que pretende voltar ao país em 2017, quando serão celebrados os 300 anos da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.


“O meu pensamento final, minha última expressão das saudades, dirige-se a Nossa Senhora Aparecida. Naquele amado santuário, ajoelhei-me em prece pela humanidade inteira e, de modo especial, por todos os brasileiros. Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade. O Papa vai embora e lhes diz até breve, um até breve com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe”.


Antes de voltar a Roma, o Papa encontrou-se com o Conselho Episcopal Latino-Americano (Cepal) e com voluntários que trabalharam na organização da JMJ, encerrando a primeira viagem internacional do seu pontificado.

Fontes e fotos: Em.com / Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário