terça-feira, 12 de março de 2013

Cursos de Iniciação Profissional formam comitê


    Os educadores dos cursos de iniciação no setor informática do Calábria apresentaram para os alunos o Programa 5´s ( Senso de utilização, Senso de ordenação, senso de limpeza, senso de asseio e senso de autodisciplina) dentro da instituição.


  Para que eles pudessem entender a funcionalidade do sistema, algumas atividades foram propostas  como: pesquisar, buscar informações sobre essa  prática e como aplicá-la em diversos ambientes, onde surgiu e os seus significados.


  A dinâmica de apresentação aconteceu no salão de atos, lá as turmas formaram os grupos, depois foram ao laboratório fazer  pesquisas e montar  apresentações em Power Point. 
  
Comitê da tarde
  Depois de dois dias de esforço em conjunto, pesquisando e montando a apresentação, as  turmas puderam entender o sistema e as formas de aplicá-lo em suas vidas.

Comitê da manhã
Além de desenvolverem as atividades para introdução da prática, alguns  deles formaram um comitê para avaliar e dar continuidade às ações a cada 15 dias. 


   O Programa 5S é o nome de uma filosofia de qualidade originária no Japão alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização sofrida naquela época. 
   O 5S não se limita à arrumação da área, mas envolve também a redução do tempo de procura de objetos, padronização de locais de armazenagem, redução de desperdícios, motivação dos colaboradores e trabalho em equipe. 

2 comentários:

  1. Os alunos estão de parabéns pelo ótimo trabalho de pesquisa e apresentação que realizaram em equipe! ;)

    ResponderExcluir