quinta-feira, 20 de setembro de 2012

II Encontro Nacional de Gestores da Educação Calabriana - Farroupilha/RS - 2012


Teve inicio hoje o II Encontro Nacional de Gestores da Educação Calabriana  -2012 com tema “O PERFIL DO EDUCADOR CALABRIANO NO BRASIL” o encontro ocorrerá até 23 de setembro, organizado pelo setor  Educação da Delegação Nossa Senhora Aparecida.
 Com o objetivo de promover um espaço de integração, aprofundamento e partilha das experiências e projetos desenvolvidos pelas unidades educativas calabrianas de todo o Brasil, traçando conjuntamente um perfil da educação calabriana.
O público participante são: os coordenadores pedagógicas, gestores da educação, coordenadores das casas de formação, animadores vocacionais e demais leigos e religiosos que atuam nas áreas afins nos espaços educativos calabrianos.
No inicio da manhã tivemos acolhida realizada pelos coordenadores do setor de educação Ir. Gustavo Gobbo e Ir. Silvio da Silva. 

Ir. Silvio da Silva

Em seguida o Ir. Silvio orientou para o mini retiro espiritual através da abordagem do tema EU E O POÇO embasado no texto de Jo 4, 7-26 as questões orientadores deste momento foram: 1)Quais são as águas que eu educador(a) bebo no meu dia a dia e que não matam minha sede? Por que?
2)De que tipo de fonte eu retiro a água que bebo?
3) Qual a qualidade da água que eu educador(a) ofereço aos sedentos que me pedem na minha missão de educar?
Após a reflexão individual foi feita a partilha do grande grupo proporcionando momento de aprendizagem.



No turno da tarde tivemos assessoria temática: Gestão da Educação com o jeito de ser calabriano tendo como assessor Ir. Gedovar Nazzari. Foram destacados vários aspectos: O enfoque calabriano da gestão, a importância do uso das ferramentas da gestão aplicada à educação, os vários modelos históricos de gestão, necessidade de feedback no desenvolvimento das ações voltadas à educação levando em consideração o desenvolvimento da pessoa com suas habilidades. Durante as colocações foram feitos vários questionamentos referentes às práticas desenvolvidas na gestão da educação calabriana em todo o Brasil.
Encerramos a primeira jornada do evento com Celebração Eucarística seguida de uma animada noite cultural trazendo traços das culturas regionais para alegres e interativos momentos de convivência.

Apresentação Estado do Pará - Carimbo



Nenhum comentário:

Postar um comentário