quarta-feira, 27 de junho de 2012

Feira de Descarte Tecnológico neste sábado


Feira de Descarte Tecnológico será dia 30

Foto: Mariana Kruse/Divulgação PMPA

Feira será promovida na Usina do Gasômetro
Feira será promovida na Usina do Gasômetro
Em mais uma campanha destinada à conscientização ambiental, a Prefeitura promove no sábado, 30, a 3ª Feira de Descarte de Equipamentos eletrônicos, das 9h às 18h, no estacionamento da Usina do Gasômetro, seguindo o sistema de drive-thru. As duas primeiras edições arrecadaram mais de 40 toneladas de lixo eletrônico. O evento é uma realização conjunta da Procempa, Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Conta com o patrocínio da empresa Leroy Merlin e apoio da Trade Recycle.


Ao propor políticas públicas para uma cidade mais inovadora e autossustentável, o poder público faz a sua parte promovendo a conscientização da população sobre a relevância do descarte correto dos equipamentos eletrônicos. A iniciativa tem o objetivo de incentivar e propor o gerenciamento do resíduo tecnológico para garantir a biodiversidade do planeta, visando o desenvolvimento econômico e social do município, bem como o equilíbrio ecológico, através de uma economia sustentável.

Os porto-alegrenses poderão também descartar, além dos equipamentos e periféricos convencionais de informática, computadores antigos, câmaras digitais, baterias e celulares pós-consumo.

Os equipamentos arrecadados serão recolhidos e encaminhados à empresa de reciclagem, parceira do município (Trade Recycle), responsável pelo transporte, desmonte, triagem, desmanufatura e reciclagem dos componentes. Vale lembrar que o lixo bem aproveitado pode ser fonte de emprego e renda 
sem prejudicar o meio ambiente e a saúde da população.

Neste ano, a ação será muito mais abrangente. Durante todo dia a população poderá contar também com diversos atrativos de educação ambiental como: Mostra de robôs produzidos à base de sucata eletrônica e movidos à energia solar (são os protótipos de robôs vencedores do Desafio de Robótica com estudantes da Capital), exposição de painéis fotográficos sobre o ciclo econômico da reciclagem tecnológica e a apresentação na prática de como é feito o desmanufaturamento de equipamentos e periféricos.

A Feira apresenta o slogan “Não devolva para a natureza o que ela não produziu”. O executivo lança esta campanha com atenção aos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. É importante lembrar a população para diminuir a necessidade de nova exploração de recursos naturais que seriam obrigatórios para a produção de novos componentes e equipamentos.
A secretária municipal de Inovação e Tecnologia, Deborah Pilla Villela, alerta para que a sociedade seja consciente ao consumir. “Queremos que a população que é usuária de tecnologia tenha responsabilidade sobre o descarte correto do seu resíduo eletrônico porque sabemos as consequências que o material mal destinado causa ao meio ambiente”, destaca.
Com ações e articulação do governo municipal, iniciativa privada e entidades sociais, a prefeitura pretende subsidiar, na Capital, a implementação das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Sendo assim, este projeto está inserido no Programa Municipal de Gestão de Resíduos Tecnológicos que visa conscientizar a população através da educação ambiental de responsabilidade social. O objetivo é tornar Porto Alegre referência e polo regional de gestão de resíduos sólidos, bem como atrair investimentos e a instalação de empresas e usinas pioneiras de reciclagem.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre 
Texto de: Mariana Kruse
Edição de: Caren Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário