segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Inscrições para bolsas do Unipoa começam hoje

Foto: Divulgação/PMPA

Mais de 1.000 estudantes já foram beneficiados com bolsas em um ano educacao
 
O programa da prefeitura que concede bolsas de estudo para estudantes de baixa renda, e que em um ano já beneficiou mais de 1000 jovens, disponibilizará novas vagas em faculdades privadas. As quatro instituições conveniadas (Ftec, UniRitter Laureate, Ibgen e Esade) estão com inscrições abertas entre os dias 13 e 16 de fevereiro. As inscrições devem ser realizadas diretamente nas instituições participantes.
Neste primeiro semestre, 392 vagas serão concedidas, entre bolsas de estudo integral ou parcial, distribuídas nos cursos de Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Comércio Exterior; CST Análise e Desenvolvimento de Sistemas; CST Gestão da Qualidade; CST Logística; Design de Moda; Design de Produto; Design Gráfico; Direito; Economia; Engenharia Civil; Gestão Comercial; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão Pública; Letras; Logística; Marketing; Pedagogia; Psicologia; Redes de Computadores; Relações Internacionais; Sistema da Informação; Sistemas Tecnólogo ADS e Tecnólogo em TI.

Idealizado pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) e executado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Unipoa formou-se através de um convênio celebrado entre o município e as entidades de ensino superior. O programa de bolsas de estudo em nível superior incentiva a educação e a formação de mão de obra especializada na área de tecnologia e, ainda, concede redução de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), de 5% para 2%, às Instituições que disponibilizem vagas para estudantes de baixa renda.
Segundo o coordenador-geral do Inovapoa, Newton Braga Rosa, o programa visa a promover o crescimento sustentável, a inclusão sócioeconômica e a geração de renda na Capital. Para concorrer às vagas é preciso ser brasileiro, residente em Porto Alegre, com renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 1.635) para bolsas parciais, e até 1,5 salário mínimo (R$ 817,50) para bolsas integrais. É necessário ter ensino médio completo e não possuir diploma de curso superior. A nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada a partir de 2008, será utilizada como critério de seleção. Além disso, as instituições de ensino usam o resultado do Enem para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação.
Além disso, é dada preferência de renovação aos alunos que já fazem parte do programa e obtiveram aprovação nas matérias cursadas no semestre anterior. As outras vagas, não preenchidas pelos atuais bolsistas, serão disponibilizadas aos demais candidatos. A permanência dos estudantes no programa pode ser de até quatro semestres, sem ter que concorrer novamente à vaga, desde que preenchidos os pré-requisitos. O aluno precisa ter atendido, no semestre imediatamente anterior, 100% da aprovação nas 12 (doze) cadeiras matriculadas, além de 75% de frequência em aula.

Instituições conveniadas
Esade
Rua Luiz Afonso, 84 - Cidade Baixa
Rua Gen. Vitorino, 25 - Centro
Rua Riachuelo, 1257 – Centro
Fone: (51) 3251-1111
FTEC
Rua Com. Manoel Pereira, 249 - Centro
Fone (51) 3226-7776
Rua Uruguai, 277/ 3º andar - Centro
Fone (51) 3012-8264
IBGEN   
Rua Barão do Amazonas, 46 - Petrópolis
Fone (51) 3332-0202  
UniRitter
Rua Orfanatrófio, 555 - Alto Teresópolis
Fone (51) 3230-3333

Fonte:

Portal da Prefeitura do Municipio de Porto Alegre. Página desenvolvida pela PROCEMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário