quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Lançamento da 4ª edição da Rede Parceria Social


Ocorreu nessa quarta-feira (21), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, o lançamento da 4ª Edição da Rede Parceria Social. A Rede é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) e uma cooperação entre o governo do Estado, terceiro setor, iniciativa privada e organizações da sociedade reconhecidas por desenvolverem projetos de cunho social em vários segmentos sociais, com ações de geração de renda, desenvolvimento local, inserção de pessoas com deficiência no mercado do trabalho, atendimento à primeira infância e educação infantil, valorização da pessoa idosa, entre outros.
Em suas três primeiras edições, a RPS apoiou o total de 674 projetos, em 112 municípios gaúchos, sendo que aproximadamente 32 mil pessoas foram atendidas diretamente e cerca de 100 mil, indiretamente. De acordo com o coordenador da Rede Parceria Social, Daltro Garcia, “a expectativa é de que aconteça um crescimento de 12% na 4ª edição, tendo um aumento tanto no número de atendimentos, valor dos investimentos, bem como no total de projetos”.
O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, anunciou que as âncoras e entidades de assistência social da Rede Parceria Social poderão contar com o auxílio de um Fundo de Apoio à Inclusão Produtiva e que haverá treinamentos para a formação de produtores sociais no Estado. De acordo com Lara, que representou o governador Tarso Genro no evento, os projetos direcionados à inclusão produtiva da RPS ou autônomos, promovendo a qualificação profissional das pessoas que mais necessitam, terão os recursos potencializados via Lei da Solidariedade. “As empresas tinham 75% dos impostos do ICMS deduzidos e 20% ia direto para o caixa único do Estado. Com o Fundo, estes 20% serão agregados ao valor percentual do ICMS, fazendo com que 95% dos recursos dos impostos sejam deduzidos e aplicados na inclusão produtiva”, esclareceu.

As empresas e âncoras participantes da rede assinaram Termo Compromisso da Rede Parceria Social. O evento também contou com apresentações do Grupo Vocal Amrigs e da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário